quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Após um ano. O brasileiro ainda continua hipócrita?

Bem amigos, esse é a minha primeira postagem, em um blog meu, e espero não decepcionar ninguém.

Sei que o título que adotei é pesado, e sei mais ainda que serei criticado, mas, aceitarei todas as criticas, mesmo aquelas que serão destrutivas.

A exatamente um ano e poucos dias atrás, no dia 25 de julho de 2010 os brasileiros quase foram as ruas do pais em protesto por mais uma final de prova da nossa tão querida Formula 1, uma prova realizada na pista de Hockenhein, na Alemanha, quando uma transmissão de rádio entre pilotos e equipe nos fez voltar no ano de 2002, um pesadelo, um sonho desfeito, quando Barrichello cedeu para Schumacher o primeiro lugar merecido no GP da Aústria.   Mas agora em 2010, o mesmo pesadelo se repete, Em protesto descarado Alonso rasga o verbo com a equipe falando "Isso é ridículo", só por causa que o piloto da mesma equipe Massa esta se defendendo na sua segunda colocação na 49ª volta, e veio a ordem, quase que direta, do tipo, MASSA !  FREIE O CARRO AGORA.   Massa freiou e Dick Vigarista Alonso ultrapassou e por ironia logo em seguida a equipe da Ferrari solta um belo e sonoro "good boy", como se Massa fosse um "cachorrinho adestrado".

Isso tudo nos causa revolta, com certeza, mas...   Revolta contra quem ou o que?   Na hipocrisia de uma nação que se diz "torcer" de coração a favor de seus compatriotas em várias competições pelo mundo.   Mas a nossa revolta foi de encontro contra um dos nossos compatriotas, encurralado dentro de um cockpit apertado a mais de 200km/h, que em milésimos de segundos teve que escolher em uma perda de uma vitória agora, ou a perda de sua carreia.

Mas eu pergunto aos nossos compatriotas, quem nunca esteve em uma encruzilhada entre o certo e o "jeitinho brasileiro" que jogue a primeira pedra.   Após a corrida muitas revistas, jornais, telejornais, etc, publicaram notícias com títulos garrafais do tipo "O ESPORTE PERDEU", "O PESADELO REPETE", etc, e em milhares de reportagens que rodaram o mundo pessoas famosas ou anônimas deram entrevistas com depoimentos que tiveram títulos como "perdi a vontade de assistir as corridas", fiquei frustada, "não sei o tipo de contrato que fazem" e por ai vai, milhões de páginas escritas pelo mundo contra um ato em que uma nação faz todo dia, e pior, faz, se gaba por isso e quando descobre que outro fez aponta os dedos inquisidores como se estes tivessem a moral para tal ato.

Acorda povo brasileiro, nos como um povo que jamais desiste de lutar deveríamos ter ido para cima da equipe Ferrari, em protesto boicotar as marcas que está pertence, lembro muito bem no desabafo de Galvão Bueno quando o mesmo fato ocorreu com Barrichello em 2002 na Áustria.   "Nos brasileiros temos que boicotar aquele empresa que pertence a Ferrari".   Mas foi visto, por muito críticos como um desequilibrado emocional que colocou a emoção acima da reportagem, mas a nação brasileira na época entendeu mais do que ocorreu em 2010.

Acorda nação brasileira, nossos filhos esportistas "tem" que se arranjar como podem, nossa nação gasta bilhões com obras superfaturadas, bilhões para manter políticos que não fazem nada pelo povo, mas não valorizam os nossos esportistas que precisam praticamente mendigar por migalhas.

Vamos acordar, pelo amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário